Vereadores entregam troféu a grupo africano pela participação no carnaval da cidade

15/03/2011 09:04

 

A Câmara Municipal de Araraquara recebeu na tarde de quinta-feira, 10, um grupo de jovens de Guiné- Bissau – África, denominado “Netos de Bandim”, que está na cidade para mostrar a arte e cultura de seu país. A idéia do grupo, de acordo com um de seus integrantes, é contribuir para uma sociedade mais rica e pacifica.

Na ocasião, os africanos foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Braz – o Boi (PMDB) que fez questão de apresentar o trabalho realizado no Legislativo araraquarense e mostrar o crescimento da cidade através do apoio dos vereadores.

Acompanhados pela coordenadora do Centro de Referência Afro, Alessandra de Cássia Laurindo, os jovens apresentaram danças no saguão da Câmara Municipal, cantaram musicas típicas da África, e proporcionaram a todos os presentes um espetáculo único, cheio de ginga e musicalidade. “Trata-se de um momento especial este que Araraquara está vivendo, já que temos aqui a possibilidade de conhecer melhor, e um pouco mais sobre da cultura negra”, ressaltou o presidente do CONCEDIR, Francisco Luiz Salvador, o popular Kiko Luiz.

Para homenagear o grupo, Boi, através de parceria, entregou um troféu aos africanos, pela colaboração e a participação especial no carnaval da cidade. O presidente lembrou que a presença da cultura de Guiné-Bissau na festa tradicional brasileira, tornou o evento mais rico em Araraquara, merecendo ser destacado, “a apresentação foi digna de homenagem”, ressaltou o presidente.

Falando sobre a premiação com a imprensa presente, os africanos confessaram toda sua emoção: “A última cidade que nós passamos aqui no Brasil foi Itirapina, onde recebemos congratulações das autoridades. Achávamos que em Araraquara a situação não iria se repetir”, disse um dos integrantes.

“Fomos recebidos de braços abertos pelos araraquarenses, mas não levaríamos nada para nosso país, a não ser, as recordações que ficarão em nossas memórias. Essa homenagem marca a nossa passagem por essa cidade”, destacou o representante do grupo.

Para o presidente, Aluisio Braz, a visita dos africanos a Araraquara não simboliza somente a oportunidade de aprender outras culturas, mas também a de levar o nome de nossa cidade para outro país, como uma cidade receptiva e acolhedora.

“ Hoje foi um dia diferente, conhecer a cultura de Guiné- Bissau foi emocionante. Pois apesar do sofrimento guardado na memória de cada um, o sorriso e a alegria  está sempre estampado no rosto, mostrando a força e a coragem de um povo. A homenagem foi marcar a visita e a passagem deles pelo carnaval araraquarense. Um papel realizado com muito carinho pela Câmara Municipal”, declarou o presidente.

Os vereadores, Edio Lopes (PT), Juliana Andrião Damus (PP), Elias Chediek (PMDB), Serginho Gonçalves (PMDB) e Paulo Maranata (PR) também recepcionaram o grupo no saguão do Legislativo
 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.