Vereador Boi fala de superação e conquista de confiança em formatura da Guarda Municipal
05/09/2011 09:42O Presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz (PMDB), representou o legislativo araraquarense, ao lado dos vereadores Elias Chediek (PMDB), Márcia Lia (PT), Lucas Grecco (PMDB) e Ronaldo Napeloso (DEM), licenciado da Câmara, na formatura dos quinze novos integrantes da Guarda Civil Municipal, cerimônia na manhã desta sexta-feira (dia 2), durante a celebração dos dez anos de existência do serviço no município. O evento ocorreu na sede da Guarda, no bairro do Jardim Independência.
Em seu discurso, Boi falou do crescimento econômico que o país experimenta, em especial do especial crescimento que a cidade de Araraquara vive, e da necessidade de ampliar a estrutura de segurança pública da cidade. “O avanço econômico melhora a condição de vida das pessoas, e elas compram mais. Isso aumenta a cobiça de quem é do mau, e obriga administradores públicos a melhorar os serviços de segurança. A Guarda Municipal é um esforço da cidade para ampliar o conjunto da segurança. E em Araraquara isso se dá com muita eficiência”, disse.
Demorou
As dificuldades que o serviço encontrou no início de seu funcionamento também foram lembradas pelo vereador. “A Guarda Municipal tem sua existência marcada pela superação, desde a sua criação e demora em ser implantada, até as resistências de setores da sociedade que tentavam desqualificar o serviço. Mas, com o trabalho correto e dedicado de todos os integrantes, o que era desconfiança virou respeito, o que era resistência se transformou em apoio”, manifestou Boi.
Aluisio Braz fez referência à presença da bandeira do município na farda dos componentes, falando que é referência para a população, pois é o local onde ela é mais vista por todos no dia a dia. E acompanhando a fala anterior, do paraninfo da turma, o Delegado da Polícia Civil Luis Carlos Agudo, um dos instrutores de formação do grupo, Boi disse ainda que a Guarda Municipal não se desvia de seus objetivos principais, que são manter o respeito à dignidade da pessoa, a legalidade na sociedade e a proteção aos bens públicos.
Uma década
Implantada em 2001, após ser aprovada sua criação na Câmara Municipal em duas ocasiões, 1989 e 1999, sem, entretanto, ter sido efetivada pelo Executivo, a Guarda Civil Municipal de Araraquara celebra dez anos de existência. A turma formada nesta sexta-feira é a quarta, e quinze novos integrantes elevam o total de servidores da segurança pública municipal para 95. No evento, ainda foram entregues dez medalhas aos que tiveram destaque em suas atuações, homenagem recentemente aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal.
Juliana
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) lembrou o falecimento da Guarda Municipal Juliana da Paz Belo, de 27 anos, ocorrido em acidente de trânsito, no mês de julho. Falou ainda dos investimentos em segurança no município, com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e o investimento de mais de R$ 700 mil para a colocação das 25 câmeras e da central de monitoramento. E anunciou também que em trinta dias a Guarda Municipal receberá novas viaturas e mais equipamentos de trabalho, inclusive coletes de proteção.
Foi também na linha do trabalho conjunto das instituições de segurança que o Prefeito concluiu sua fala. “Araraquara tem uma boa estrutura de segurança pública. Temos as instituições legais, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal trabalhando em conjunto dentro de seus segmentos. A Guarda Municipal é bem quista pela população, e um orgulho da administração municipal,” manifestou Barbieri.
Os novos integrantes são concursados, passaram por treinamento, e a partir de hoje cumprem escala de serviços vestindo a farda azul da Guarda. A Banda Marcial Dragões de Araraquara, mantida pelo Fundo Social de Solidariedade, participou com evento.
———
Voltar