Salão comunitário da Sagrada Família pode ser realidade em três anos

04/07/2012 11:19

Representantes da comunidade da Paróquia Sagrada Família acompanhou na noite desta segunda-feira, a apresentação do projeto do Salão Comunitário, que será construído ao lado da igreja, no Jardim Uirapuru. Os vereadores Aluisio Braz - Boi (PMDB), Elias Chediek (PMDB) e João Farias (PRB), representaram a Câmara Municipal no ato. O projeto foi apresentado pela arquiteta Alessandra Lima, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, e foi desenvolvido pela Prefeitura, e o encontro conduzido pelo padre Samir Silva, pároco da comunidade.

A parceria com a Prefeitura de Araraquara permite que o município se utilize futuramente do espaço para a aplicação de cursos e oficinas culturais, de formação e educacionais, bem como reuniões com a comunidade ou eventos públicos. A Prefeitura preparou o projeto arquitetônico, para não utilizará recursos públicos na obra, que será construída com dinheiro a ser arrecadado na comunidade, ou por meio de patrocinadores e colaboradores. A Previsão é que o prédio seja entregue em três anos.

Serão dois pavimentos, com 900 metros quadrados de área construída, com 12 salas para aulas mais duas salas auditório com espaço para vinte pessoas, cozinha industrial, despensa, elevador e projeto termoacústico. Alessandra Lima explicou que há uma preocupação de haver sustentabilidade na proposta, privilegiando a ventilação e a iluminação naturais, além de permitir a permeabilidade do solo, contribuindo com a drenagem urbana, ou seja, reter águas das chuvas infiltrando-a no solo, sem que haja seu derramamento nas calçadas, sobrecarregando a rede fluvial do bairro. O salão multiuso abrigará 272 pessoas sentadas. O salão comunitário será construído ao lado da igreja, em terreno de 30 por 30 metros, exatamente no espaço onde hoje existe o barracão da antiga igreja, a residência do Pároco e mais um terreno, onde atualmente são realizados cursos de qualificação de trabalhadores.

O vereador Boi ressaltou o firme propósito do prefeito Marcelo Barbieri em cumprir com a parceria firmada naquele ato. “O município tem a necessidade de utilizar um espaço nesta região da cidade para uma série de atividades de interesse público. Contemplar também a necessidade de uma comunidade dedicada como esta transforma o projeto em uma proposta de interesse muito mais amplo. Por isso a dedicação do prefeito nesta parceria”, destacou Boi.

 O prefeito Marcelo Barbieri elogiou a transformação que os paroquianos conseguiram na comunidade. “Ver hoje esta igreja e lembrar como era este espaço dá um bom exemplo do esforço e dedicação das pessoas desta comunidade na busca pelos objetivos e bons propósitos. É por isso que firmamos esta parceria com muita tranquilidade, porque sabemos que o benefício social será muito grande”, concluiu.

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.