Revitalização da Vaz Filho exigiu parcerias e empenho

22/12/2011 11:03

A Avenida Francisco Vaz Filho ganhou novo visual depois de ter recebido serviço de revitalização. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira em solenidade realizada na rotatória de confluência da Vaz Filho com a Alameda Paulista, local próximo a um totem com a inscrição “Bem-vindo à Vaz Filho”. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), o totem e todo o serviço realizado na via valorizam o corredor comercial e melhoram a autoestima do grande número de pessoas que a utiliza para se dirigir às suas residências, ter seu estabelecimento comercial ou mesmo ser consumidor do que é oferecido na região.

O serviço de revitalização nos 3.500 metros de sua extensão envolveu a retirada de 129 árvores da espécie murta, cerca de 70 postes, que até novembro de 2000 sustentaram os cabos da linha de ônibus elétrico, o tróleibus, que circulava até o Parque do Pinheirinho. Os postes, por sugestão de Boi, foram utilizados para sustentar alambrados em espaços públicos de esporte e lazer do município. No lugar dos postes e das árvores que abrigavam o inseto que transmite a bactéria da doença “Greening” ao laranjal, foram abertos cerca de 70 pequenos jardins no canteiro central, onde foram colocados mil metros quadrados de grama e plantadas 244 mudas de Palmeira Imperial, que no futuro poderão alcançar a altura de até 15 metros.

Fotografia antes e depois (veja as fotos no final do texto)

No evento, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou a disposição de implantar galeria de águas pluviais, necessária para evitar o grande problema que restou na via, ou seja, a ocorrência de enchentes. São necessários R$ 2 milhões para a execução do serviço. Uma foto de agosto de 2009 mostrada a algumas pessoas durante o evento serviu de parâmetro para outra, feita do mesmo ponto logo após a solenidade pelo Setor de Comunicação da Câmara Municipal. Na comparação observa-se claramente a mudança na paisagem, tornando o visual muito mais “confortável”, manifestou Fernando Alonso, diretor da TV Ara. Ele sugeriu ainda que o serviço pode ser um piloto para outros a serem feitos na cidade, seguindo o mesmo modelo, tanto de execução como de construção de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

Compromisso de mudança

O vereador Boi lembrou uma conversa com o então vereador Paulo Maranata, quando este contou ter recebido um convite do prefeito Marcelo Barbieri para ocupar a secretaria de Serviços Públicos. Entre a preocupação de corresponder às necessidades da pasta e a própria expectativa pessoal, Boi ainda atribuiu a Maranata a missão de marcar sua passagem pela pasta realizando o serviço de revitalização da Vaz Filho.

Como não estava previsto no orçamento municipal e a necessidade se mostrou mais pertinente do que o previsto, Boi e Maranata buscaram parcerias com os comerciantes da via. Mais de uma dezena deles se mostrou solícito e contribuiu com a aquisição da grama, das mudas das palmeiras e até com o totem, articulado entre a TVAra e o empresário Cláudio Lúcio Claudino, da loja O Galpão. O serviço foi executado por trabalhadores da Prefeitura, também lembrados no evento pelo esforço e dedicação que empreenderam.

Respeito aos comerciantes pioneiros

E foi lembrando os primeiros empreendedores que se estabeleceram na Vaz Filho, ainda na década de 70 e antes mesmo da denominação da via, ocorrida em 9 de setembro de 1975 por meio do decreto municipal 3.645, quando a rua ainda não tinha asfalto, que Boi falou da importância do corredor. “Foram comerciantes que acreditaram no crescimento da cidade e na capacidade do poder público de cumprir o papel de implantar infraestrutura adequada”, disse. Boi falou ainda da persistência que foi necessária para que o serviço acontecesse. “É preciso mais do ter a ideia ou sugeri-la a alguém. É preciso trabalhar muito para articular e criar as condições necessárias para que o serviço ocorra. E é isso que fizemos junto à Prefeitura e aos empresários”.

O empresário Cláudio Claudino afirmou que os cerca de 200 comerciantes estabelecidos ao longo da Avenida, acreditam na grande possibilidade de retorno, em faturamento, arrecadação de tributos e geração de emprego, que o local, mais atraente ao consumidor, pode proporcionar.

Empresários parceiros

A articulação para a construção das parcerias que proporcionaram a aquisição dos materiais utilizados na revitalização surgiu de uma conversa entre o vereador Boi e o secretário Paulo Maranata. Convencidos da ideia, Maranata estabeleceu os contatos com os empresários, que prontamente concordaram com a proposta.

Em sua fala o Prefeito disse que a importância da revitalização se refletia também no trabalho de vereadores que lhe enviaram várias indicações pedindo a execução do serviço na Vaz Filho, citando Tenente Santana (PSDB), Elias Chediek (PMDB), Serginho Gonçalves (PMDB), Lucas Grecco (PSDB), Fernando César Câmara, o Galo (PV), e de Ronaldo Napeloso (DEM), que hoje ocupa a secretaria da Agricultura, todos presentes à solenidade.

Marcelo Barbieri elencou ainda uma série de serviços que a Prefeitura realizou na região, como recapeamento, reforma e ampliação de creches, implantação da UPA da Vila Xavier, Postos de Saúde e até uma área para que familiares que aguardam o momento da visita a parentes detidos na Penitenciária Regional de Araraquara possam se abrigar, com uma estrutura de banheiro e área coberta, além da pavimentação das vias interiores do Parque do Pinheirinho.

Marcelo concluiu a solenidade chamando a atenção para a intensidade de atividades que ocorrerão no próximo ano na cidade, com a conclusão e inauguração de uma série de obras e serviços que estão sendo executados pela Prefeitura.

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.