Projeto de acessibilidade para cadeirantes do vereador Boi, pode servir de modelo em todo o Brasil

29/07/2009 09:49

 

 O vereador Aluisio Braz (Boi/ PMDB) recebeu na tarde desta quarta-feira, 29, um telefonema da secretária de Direitos Humanos da prefeitura de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, Márcia Bartati, interessada em conhecer o projeto formatado pelo parlamentar que obriga à construção de rampas de acessos a deficientes e idosos.

Segundo a secretária, que tem como uma de suas atribuições o desenvolvimento de projetos para deficientes na cidade, em consulta a Internet, conheceu o projeto desenvolvido pelo vereador e se interessou, já que Maricá hoje tem cerca de 105 mil habitantes, por volta de 20% são deficientes justificados por um momento da história do município, onde ocorreram sucessivos casamentos de parentes próximos consangüíneos.

Boi explicou para a secretária todo o desenvolvimento de seu projeto, que teve o apoio do prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB) e do presidente da Acia – Associação Comercial e Industrial de Araraquara, Valter Merlos.

“Construir uma rampa de acesso em um restaurante, um bar ou em uma loja, por exemplo, representa um custo ínfimo para o comerciante. Mas para os deficientes será um ganho enorme. Sem contar às vantagens que trará aos proprietários de estabelecimento, que aumentarão suas vendas, já que os deficientes são tão consumidores quanto qualquer outro cidadão”, destacou Boi.

Por telefone a secretária parabenizou o vereador pela iniciativa e adiantou que deve levar a idéia para o prefeito de sua cidade, a fim de ser implantado. “Em busca pela Internet, a idéia me interessou muito, pois apesar de simples facilita a acessibilidade dos cadeirantes, ajudando–os a viver uma vida mais independente. Minha intenção é implantá-lo imediatamente. Parabéns Boi pela iniciativa”, disse.

O projeto

O projeto, que deve entrar em votação na próxima sessão ordinária (04) realizada no plenário da Câmara Municipal de Araraquara, visa facilitar a acessibilidade de idosos e deficientes nas entradas de estabelecimentos comércios e nas calçadas de loteamentos e núcleos habitacionais construídos a partir da aprovação do programa.

Para estabelecimentos já em funcionamento na cidade, terá um prazo para adequação de um ano. A idéia do vereador é implantar a Lei também em todas as calçadas do município.
Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.