Projeto prevê custeio das passagens de alunos da Fatec

18/12/2009 10:52

Aluisio Braz, o Boi (PMDB), defende custeio de 50% do valor da passagem
A Prefeitura deve enviar à Câmara Municipal projeto de lei prevendo isenção de parte do valor das passagens de ônibus para os 200 alunos de Araraquara que estudam na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga.
No último sábado, o vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), se reuniu com uma comissão de alunos para falar sobre o projeto, que é de sua autoria, mas será enviado pelo Executivo. “O Ministério Público [MP] não permite isenção total da passagem. Por isso, minha  proposta é isentar os custos em 50% e, como contrapartida, os alunos prestariam serviços à Prefeitura. Esta contrapartida ainda está sendo definida, mas acredito que o projeto seja enviado até o final do mês”, diz Boi, que é líder da bancada do PMDB no Legislativo.
De acordo com o vereador, cada aluno gasta em média R$ 250 mensais, mas, caso seja aprovado o projeto da Prefeitura, o custo do transporte deve cair, porque a escolha da empresa será feita por meio de licitação pública.
O vereador explica ainda que a maior parte dos pais se esforça muito para manter seus filhos estudando. “Se o custo cai pela metade, isso já significa a compra de um livro, uma roupa ou uma alimentação melhor”, acrescenta. Para Boi, a utilização de dinheiro público para auxiliar os estudantes se justifica pelo retorno que podem dar à cidade, trabalhando ou dando aulas no futuro. “Não tenho nada contra a utilização do dinheiro público para recuperar pessoas que roubaram ou mataram. Mas é louvável investir também naqueles que dão exemplo estudando”, avalia.
Os alunos da Fatec foram escolhidos porque a unidade educacional em Taquaritinga reúne o maior número de estudantes de Araraquara que frequentam cursos em cidades da região. Mas a intenção é beneficiar todos os alunos que estudam em outras cidades. “Este pode ser inclusive o início de um movimento para trazer uma unidade da Fatec para a cidade”, conclui o vereador.



Aprovada subvenção de até 50% para estudantes da região


Os vereadores também aprovaram ontem, por unanimidade, projeto do Aluisio Braz, o Boi (PMDB), que concede até 50% de isenção no transporte a estudantes que frequentam cursos em cidades localizadas em raio de até 80 quilômetros de Araraquara. A matéria foi enviada pela Prefeitura, por implicar em gastos para o município. “Este projeto vem sendo discutido há vários anos e hoje a Casa tem oportunidade de dar exemplo de bom gasto do dinheiro público”, declarou Boi. A proposta deve beneficiar cerca de 250 estudantes locais, sendo que a maioria frequenta a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga.
Segundo o projeto, a Prefeitura vai regulamentar a forma de contrapartida dos alunos, que devem trabalhar em projetos sociais do município em troca da subvenção.


Câmara aprova 'bolsa-transporte' para quem estuda fora


Os vereadores aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira, projeto do vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), que concede até 50% de isenção no transporte a estudantes que frequentam cursos em cidades localizadas em raio de até 80 quilômetros de Araraquara. A matéria foi enviada pela Prefeitura, por implicar em gastos para o município. “Este projeto vem sendo discutido há vários anos e hoje a Casa tem oportunidade de dar exemplo de bom gasto do dinheiro público”, declarou Boi.
A proposta, de acordo com Boi, deve beneficiar cerca de 250 estudantes locais, sendo que a maioria frequenta a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga.
Segundo o projeto, a Prefeitura vai regulamentar a forma de contrapartida dos alunos, que devem trabalhar em projetos sociais do município em troca da subvenção. Além disso, o Executivo vai definir de onde virão os recursos necessários para se colocar o programa em prática.

 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.