Programa substituirá todos os semáforos e a iluminação das praças e ainda iluminará áreas de lazer

04/07/2012 09:07

Depois de dois anos de levantamento, estudo e planejamento, a cidade de Araraquara ganhou nesta terça-feira um novo programa que visa tornar mais eficiente a iluminação de espaços públicos, com a utilização de lâmpadas que projetem maior luminosidade e consumam menos energia.  O ReLuz é um programa do governo federal voltado para a promoção da eficiência energética na iluminação pública. Araraquara já havia sido contemplada em outras etapas, quando a iluminação de todas as ruas da cidade foi trocada por outra, de melhor qualidade.

Desta vez, o programa visa a troca de todos os pontos semafóricos da cidade por equipamento com luz de led, de menor consumo e melhor visibilidade. Serão 1.438 módulos substituídos. A iluminação de 83 praças da cidade será substituída, e seis praças ainda receberão iluminação. Todas as áreas de lazer construídas na cidade pela Prefeitura também serão iluminadas, além de todo o Parque do Pinheirinho. O valor do convênio é o maior já realizado até hoje na cidade, atingindo o valor de R$ 8.231.024,42, recurso da Telebrás, que o município terá cinco anos para devolver, com juros subsidiados e um ano de carência. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) informou que a economia que será proporcionada pelo menor consumo de energia elétrica pagará o recurso obtido. A cidade deixará de consumir 354 KW no horário de maior consumo do dia. A Eletrobrás recebeu pedidos semelhantes de 200 cidades do país. Nesta primeira etapa quatro estão sendo contempladas, uma delas Araraquara.

O vereador Aluisio Braz, o Boi, presidente da Câmara Municipal de Araraquara, destacou a importância de Araraquara aplicar este programa. “O bem estar coletivo que as pessoas estão conquistando nestes últimos anos e o aumento na produção industrial do país tem exigido um maior consumo de energia elétrica. Um programa é muito bem-vindo, pois, melhora a qualidade energética disponível para consumo e com menor custo para os cofres públicos. Araraquara demonstra organização ao receber este programa”, destacou.

O convênio foi assinado pelo diretor administrativo da Eletrobrás, Miguel Colasuono, o mesmo que foi prefeito da cidade de São Paulo na década de 1970, além de vereador na capital de 1993 a 2000. Além dele participaram do evento, diretores da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que executará a substituição da iluminação; os vereadores João Farias (PRB) e Ronaldo Napeloso (DEM), secretários municipais e outros convidados.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.