Moradores pedem a retirada de ciclovia do Vale do Sol

18/02/2010 09:27


 

 

 

Como alternativa ao trânsito de grandes cidades e meio de transporte ecologicamente correto, além de não emitir gases poluentes na atmosfera, as ciclovias surgem como nova opção ao caos instalado no trânsito das metrópoles. A implantação de ciclovias influencia na prática de esportes por ser um excelente exercício físico. 

Entretanto, em Araraquara isso parece ser diferente. Ao menos no bairro Vale do Sol. Convidado para uma conversa com moradores do Jardim Vale do Sol, o vereador Aluisio Braz – Boi (PMDB) ouviu reclamações sobre a ciclovia que teve suas obras concluídas em 2008 no bairro. Segundo os moradores, com o estreitamento da Rua Antônio Honório Real o trânsito ficou prejudicado devido a quantidade de veículos que utilizam a via, além do traçado que desagrada os moradores.

Projetada para receber cerca de 800 viagens diárias, a ciclovia recebe hoje poucos ciclistas em sua extensão, que tem início na Rua Armando Salles de Oliveira, próximo ao “canteirão”, continua pela rotatória do Cemitério das Cruzes (Britos) e tem o seu final no CAIC do bairro, sua extensão é de aproximadamente dois quilômetros, e liga os bairros do Santa Angelina ao Vale do Sol.

“A própria população local pede a retirada desta ciclovia, que após a conclusão acabou piorando a situação do trânsito. Outro fato preocupante são os blocos de cimento que estão no entorno que podem causar sérios danos caso algum acidente ocorra ali. Por isso é necessário que a Prefeitura avalie o traçado e tome providências a fim de atender os pedidos dos moradores”, emenda o vereador, “os moradores estão se organizando para realizar um abaixo-assinado e entregá-lo na Prefeitura por conta da insatisfação com esta ciclovia”, comenta Boi.



 

 

Reforma em praça

Outro pedido feito ao vereador foi a manutenção e implantação de melhorias numa pequena praça construída pelos próprios moradores do Vale do Sol próximo ao Cemitério dos Britos. No local existem mesas para jogo de cartas e uma pista de malha, mas até hoje o município pouco contribuiu para a preservação do local. O lugar é conhecido como Bosque dos Amigos.

Os moradores pedem a construção de banheiros, bebedouros, limpeza por parte da prefeitura e construção de trilhas ecológicas num bosque que existe nos arredores do local, além da reativação de um posto policial que fica em frente à praça, oferecendo mais segurança a quem freqüenta a região.

“Esse local é o símbolo da união dos moradores e com o passar dos anos eles conseguiram fazer uma grande transformação. E como reconhecimento desse esforço, o poder público deve ouvir os pedidos dos moradores que apenas desejam melhorar o local de integração do bairro”, finaliza o parlamentar 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.