Inicio do mês da Consciência Negra é marcado com homenagem a Claudio Claudino

06/11/2011 10:16

A Câmara Municipal de Araraquara realizou na noite da sexta-feira, 04, Sessão Solene para homenagear o empresário Claudio Lúcio Claudino, com o título de Cidadão Benemérito. Projeto de autoria do presidente do Legislativo, vereador Aluisio Braz – Boi (PMDB) aprovado por unanimidade em plenário.
O evento, abertura do Mês da Consciência Negra, foi marcado pela presença de autoridades, amigos, e familiares do homenageado. Coordenando os trabalhos, “ Boi” iniciou a sessão destacando a importante função do vereador de homenagear pessoas que ajudam no desenvolvimento de Araraquara.
“A cidade tem 210 mil habitantes, a escolha para uma honraria oferecida por um parlamentar, tem que simbolizar o compromisso do cidadão com o município. A ideia de homenagear o Claudino, um representante negro, foi para mostrar e alertar a cidade sobre a necessidade de acabar com qualquer tipo de preconceito. Estou no terceiro ano do meu mandato, e ainda não havia entregue nenhum título de Cidadão Benemérito, porque tinha que ser a uma pessoa muito importante que realmente fizesse jus a essa homenagem. Claudino é essa pessoa, exemplo de cidadão, como tem que ser as pessoas em Araraquara.
Sua história foi contada através de depoimento emocionante realizado por sua mãe, Nair Damazio Claudino, que finalizou o pronunciamento arrancando aplausos dos presentes. “Foi a melhor coisa que Deus poderia ter me dado nesta terra”.
“Tudo que Claudino construiu na sua vida, foi através de muita luta. Um empresário de sucesso, e referência em nossa cidade”. Boi ainda relembrou alguns pontos da sua história, que envolvia a trajetória do homenageado. “A vida é de exemplos. Temos duas opções, escolher o lado bom ou o ruim. Cláudio escolheu o de bom amigo, de bom Pai, de bom empreendedor. Por isso que você está aqui hoje, para receber essa honraria. Você foi astucioso, construiu uma história digna de ser demonstradas nas escolas. Honra-me muito estar aqui ao seu lado e te homenagear. Muito obrigado por ser meu amigo.
Vereador Tenente Santana (PSDB) também fez questão de homenagear Claudino.  Lucas Grecco (PMDB) enfatizou que o homenageado afirmando que foi uma pessoa persistente, e parabenizou Boi por pela autoria.
Na sequencia o professor doutor Dagoberto José Fonseca falou sobre a história do negro no Brasil e sua história na oportunidade de emprego.  “Araraquara pode dar exemplo no nosso Estado e o País, através de uma Câmara Setorial, que ajudaria na discussão da situação do negro no mercado trabalho,  e também buscar a  equidade do negro, dando um salto fundamental na sua história”, declarou.
Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora do Centro Afro e Prêmio Zumbi 2011 destacou que a homenagem a Claudino representa muito para os negros de Araraquara. “É preciso que nós negros nos vejamos representados, independente do setor.  O homenageado tem carisma, humildade, um empresário negro de sucesso. Hoje Araraquara se faz feliz justamente por está honraria, muito merecida”, afirmou.
Após a Leitura do Decreto, o vereador Carlos Nascimento (PT), destacou que a sessão solene em homenagem a Claudino marcou mais uma página da história da Câmara Municipal e dos negros em Araraquara. “Com raízes em nosso município, e com o diferencial de ser referência para todos nós, é um grande orgulho poder participar desta homenagem que tem uma grandeza muito significativa”.
Marcelo Barbieri acrescentou que Claudino é exemplo a ser seguido. “Com capacidade, buscou a igualdade racial. Uma pessoa de sucesso empresarial, familiar, mas acima de tudo um incentivador. Atingiu com muita competência seus ideais, e é exemplo de vencedor”, afirmou.
Após a entrega do título a Claudio Lucio Claudino, realizado pelo presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz- Boi, e pelo prefeito Marcelo Barbieri, o homenageado o dividiu com sua mãe e falou sobre sua emoção. “Como filho amoroso que sou; sempre vou me dedicar a minha Morada do Sol”.
Antes do encerramento da Sessão, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, procedeu à entrega de um ramalhete de flores a esposa do homenageado Eulalia de Souza Claudino. 
Também participaram do evento a vereadora Márcia Lia (PT),e  representando o parlamentar, Doutor Lapena, Valter Pierri .

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.