Falta de estrutura faz governo procurar novas instalações para o NEJA

05/04/2011 09:27

Depois de ouvir diversas reclamações de estudantes que frequentam o Neja – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - Irmã Edith Maria da Conceição Costa, pela falta de estrutura do prédio alugado pela Prefeitura em 2007, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara visitou o local e conversou com alunos sobre as dificuldades que enfrentadas no local.
No prédio, Boi constatou falta de espaço, além da necessidade de manutenção diária para a acomodação dos alunos. Segundo os estudantes, o prédio foi pintado por volta de 15 dias e já apresenta sinais de infiltração, devido ao encanamento antigo.
Outro problema é a falta de espaço físico para os alunos se alimentarem durante o intervalo de aula, já que o prédio não comporta um refeitório por falta de espaço; os estudantes ficam do lado de fora do imóvel, sem nenhuma segurança, já que a rua oferece um alto tráfego de veículos.
Os banheiros também têm problemas, pois segundo informado, quase todos os dias ocorrem entupimentos. As salas de aula não comportam a quantidade de alunos também por falta de espaço. Sem contar as escadas, que são bastante inclinadas, podendo causar acidentes, já que a escola recebe alunos de várias idades.
Em conversa com o secretário de Educação do Município, Orlando Mengatti – o Nino que garantiu ao vereador que as instalações serão transferidas a partir do mês de julho, já que o prédio não oferece mais condições de atender os estudantes.
“O secretário deu 100% de certeza que o NEJA será transferido. Não é possível que a educação, que é prioridade, funcione em prédios adaptados, como onde hoje funciona o NEJA. Os alunos precisam de um local adequado para que aprendam e consigam um futuro melhor. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) vem trabalhando forte na estruturação da educação do município, onde crianças, jovens e adultos, tenham direto a informação, e a Câmara Municipal está ao lado, apoiando estas iniciativas”, declarou o presidente.

NEJA
O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, ou NEJA ‘Maria da Conceição Costa - Irmã Edith’, prevê oito séries de formação, divididas em dois segmentos: no segmento I estão alunos da 3ª e 4ª séries, e no segmento II os de 5ª a 8ª séries. Cada série corresponde a seis meses de estudos, portanto, em quatro anos o aluno pode concluir o Ensino Fundamental.O objetivo do Núcleo é proporcionar aos jovens e adultos que não concluíram a escolaridade de Ensino Fundamental em idade prevista, a oportunidade de prosseguirem seus estudos, assegurando a formação da cidadania.

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.