Encontro em Boa Esperança cria o Parlamento Regional

27/06/2011 14:00

Com as presenças dos deputados Dimas Ramalho (PPS), federal,Roberto Massafera (PSDB) e Edinho Silva (PT), estaduais, formalizou-se, emevento realizado na vizinha cidade de Boa Esperança do Sul, o ParlamentoRegional da Micro Região Central do Estado de São Paulo, órgão que tem comoprincipal objetivo unir os vereadores das 12 cidades do entorno de Araraquara,aumentando a força política da região.


A idéia é levar as demandas de todos esses municípios paradiscussões em eventos que contarão com a presença de deputados federais e estaduaiseleitos pelos municípios. Os encontros serão realizados em cidades escolhidasnas reuniões já marcadas, e realizadas em municípios diferentes, para que todasas cidades tenham a oportunidades de receber o Parlamento Regional.


A reunião de ontem, que contou com a presença de mais de 50parlamentares, além de servir para a criação do órgão, acabou motivando odebate de importantes assuntos que se encontram parados junto a diferentesinstâncias dos governos Estadual e Federal, e que, necessitam de maior atençãodas autoridades.


Durante sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara,idealizador do movimento e um dos líderes do Parlamento, lembrou que todos os vereadorespodem e devem levar suas demandas para serem debatidas nas reuniões, e assimdirecionar as sugestões aos deputados presentes nos encontros futuros. “Cada demandaserá discutida e cobrada por todos os vereadores, para o fortalecimento doprojeto”, disse.


Também durante o evento, ficou ajustado que o ParlamentoRegional deve oferecer, dentre outras atividades que visam a qualificação dosparlamentares da região, cursos sobre os mais diversos assuntos de interesselegislativo. O aperfeiçoamento dos vereadores será atendido através de sugestõesdos próprios Legisladores.


“É extremamente necessário que os vereadores tenhamconhecimento dos diversos dispositivos que facilitem sua atuação, e atraiampara seu mandato os avanços que seus eleitores anseiam”, falou Boi, ressaltandoainda que os cursos devem ser gratuitos, já que o projeto não visa captação derecursos.


Para dirigir os trabalhos, os parlamentares presenteselegeram uma Mesa Diretora, que acabou constituída pelo presidente da Câmara deAraraquara, vereador Aluisio Braz, o “ Boi” (presidente da Mesa); RosalvaLoretto Fachini ( Rincão ) Vice- presidente; Cidão da Fonteri (AméricoBrasiliense ) 1º Secretário, e Márcia Aparecida Zucchi (Taquaritinga), 2ºSecretário.


A data do próximo evento deverá ser conhecida dentro dealguns dias, e será definida depois da confirmação da data de assinatura do TCT- Termo de Cooperação Técnica com o presidente a Mesa da Câmara Municipal deSão Paulo, previsto para o mês de julho.


Dentre os assuntos discutidos na reunião de ontem,destacam-se a atual situação dos Pedágios nas estradas da região; abertura deuma linha de credito para aquisição de veículos para transporte Rural; anecessidade de se discutir nos municípios a Reforma Política; a situação dasestradas Vicinais, além de uma proposta para que se convoque o presidente daCPFL seja convocado para o Próximo encontro do Parlamento Regional.
 
De Araraquara, estiveram presentes no evento os vereadores, Edio Lopes (PT), Lucas Grecco (PMDB), Tenente Santana (PSDB), além do parlamentar licenciado, Paulo Maranata (PR), atualmente respondendo pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
 
 

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.