Edinho visita Boi e se coloca à disposição da Câmara Municipal
25/01/2011 10:08
“Estamos criando mais uma liderança popular aberta às questões das pessoas que mais precisam. Ele é fruto do ambiente que foi criado. Enfrentou diversas dificuldades. Essa sensibilidade é muito importante para a cultura política de Araraquara”, disse Edinho destacando a origem humilde e a trajetória do novo presidente do legislativo.
O deputado estadual eleito e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva esteve na tarde desta segunda-feira, dia 24, na Câmara Municipal para uma visita ao presidente, Aluisio Braz, o Boi (PMDB), que tomou posse no início de janeiro. Na ocasião, Edinho destacou a trajetória política de Boi, falou sobre as expectativas do trabalho da nova Mesa Diretora e se colocou à disposição da Câmara Municipal. Também acompanharam a visita os vereadores do PT, Márcia Lia e Édio Lopes, além do presidente do PT de Araraquara, André Agatte.
Para Edinho, a eleição de Boi foi emblemática. “Tenho muita afinidade política com ele pela sua origem, por ser uma liderança de bairro de uma das regiões mais importantes e sofridas da cidade”, comentou o deputado. Aluisio Braz construiu-se politicamente no Jardim América, bairro onde foi criado e que já foi estigmatizado pelo seu histórico de violência. Muitas vezes, as famílias que residiam nessa região se tornavam vítimas de preconceitos.
Edinho ressaltou o papel de liderança de Boi no time de futebol São Paulinho, organizado pela comunidade do Jardim América. A equipe, segundo ele, na época ajudou a romper preconceitos e se tornou um símbolo daquela região da cidade. “O fato de ter sido eleito presidente da Câmara, com a sua origem, é bom para a cidade. Estamos criando mais uma liderança popular aberta às questões das pessoas que mais precisam. Ele é fruto do ambiente que foi criado. Enfrentou diversas dificuldades. Essa sensibilidade é muito importante para a cultura política de Araraquara”, enfatizou Edinho à imprensa que também acompanhou a visita.
Mais participação popular - Edinho elogiou a proposta central do mandato de Boi de fortalecimento da participação popular na vida do legislativo. Também se mostrou otimista quanto aos trabalhos da nova Mesa Diretora que tem o vereador Édio Lopes, do PT, como 1º Secretário. “Vou colaborar no que for possível com o Legislativo araraquarense”, reafirmou.
Boi, desde que assumiu, vem estudando possibilidades de implantar projetos que aproximem a população do Legislativo. Segundo o presidente, o vereador, além de formular Leis e fiscalizar o Executivo, também tem como atribuição a participação de forma direta na elaboração de políticas públicas, que colaborem com o dia-a-dia dos araraquarenses.
Para Boi, ele os trabalhos realizados pelos vereadores devem ser repassados a população através dos meios de comunicação, para que todos tenham acesso, possam cobrar e participar ativamente da vida política do candidato em que confiou. “Temos que trazer a população para a Câmara Municipal. O meu maior objetivo é colaborar como presidente com a politização dos munícipes, pois dessa forma, ajudaremos a tornar a política de Araraquara cada vez mais democrática, e junto com a população buscar o desenvolvimento da cidade”, explicou.
Ao falar sobre Edinho, Boi também admite uma grande identidade. Para o presidente, o ex-prefeito e agora deputado é tido como um exemplo de figura política. “O Edinho é um espelho. Uma liderança respeitada em nível estadual e nacional. Ele, certamente, é um dos políticos que mais de identifico”, disse também ressaltando a origem e a trajetória de Edinho, que foi criado no Jardim Imperador, na época, carente de asfalto, de transporte e de equipamentos públicos como escolas, creches e postos de saúde. Boi apoiou Edinho durante sua candidatura a deputado estadual.
PMDB – Como presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho também comentou sobre o diálogo que mantém com o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o Ministro Wagner Rossi e outras lideranças a fim de que se possa constituir no estado de São Paulo uma aliança com o PMDB. “Nosso objetivo é tentar reproduzir no estado a mesma política de alianças que tem dado sustentação ao Governo Dilma”, explicou.
Fonte: Folha Cidade
———
Voltar