Dedicação de médico araraquarense é reconhecida em inauguração de ampliação de ESF
31/08/2011 09:17![](https://www.camara-arq.sp.gov.br/Imagebank/Noticias/Foto/7f4cc2d5-5aa4-4f99-b96a-2d46a8de90fb_AluisioBraz_ESFJardimBrasil_26_08_2011_CAPA.jpg)
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Braz, o Boi (PMDB), esteve presente na inauguração da ampliação da primeira unidade da Estratégia de Saúde da Família – ESF 1 - localizado no Jardim Brasil. No evento, o vereador lembrou que a parceria da Prefeitura com o Centro Universitário de Araraquara – UNIARA – para a realização das obras e funcionamento dos serviços transmite frutos exclusivamente à população.
“Ambos tem a visão de que tudo deve ser feito com humanidade e carinho, assim como fez o Dr. Syrthes [médico que dá nome à nova ala] durante seus 50 anos de carreira”, ressaltou Boi. Além disso, o parlamentar elogiou no momento de sua fala o cuidado que a equipe de obras da Prefeitura deposita tanto nas construções quanto nas reformas de próprios públicos. “A Secretaria Municipal de Obras Públicas, comandada pelo Laxixa [Valter Léo Rozatto], tem de receber muitos parabéns, pois estão sempre preocupados em fazer o melhor e erguer estruturas de qualidade”, concluiu Boi.
O ESF do Jardim Brasil, antes da parceria com a UNIARA, contava com duas equipes trabalhando em um mesmo prédio. Depois do investimento de cerca de R$ 210 mil por parte da instituição de ensino, foi possível ampliar a área da unidade para que a equipe 1 estivesse lá abrigada, enquanto a equipe 2 continua atendendo no prédio da ESF “Eroni Ávila de Souza”, anexo a ampliação. Além disso, foram construídos três novos consultórios e mais uma sala para atendimento odontológico. Criou-se, também, espaço para recepção, banheiros e sala de reuniões.
O médico da família
Dr. Syrthes de Lorenzo se formou, em 1930, na Faculdade Nacional de Medicina, a famosa escola da Praia Vermelha. Sete anos depois, retornou a Araraquara, onde exerceu a profissão por cinquenta anos ininterruptamente, inclusive fazendo atendimentos na casa das famílias.
Trabalhou na Santa Casa como cirurgião, afastou-se do serviço após mais de quatro décadas, na qualidade de Médico Honorário. Dr. Syrthes também fundou com outros médicos o Hospital São Paulo e a Associação Paulista de Medicina, entre outros feitos. Casado com Janira Pallotta de Lorenzo, teve três filhos, dez netos e três bisnetos. Faleceu em sua residência, aos 85 anos, no dia 07 de setembro de 1996.
No ato de inauguração, o filho do homenageado, o médico José Eduardo de Lorenzo, representou os irmãos Carlos Henrique e Izabel Maria, além de familiares e amigos.
———
Voltar