Cidade pode ter ‘ficha limpa’
16/05/2011 14:13
A Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá apresentar projeto de lei instituindo a ‘ficha limpa’ para todos os cargos em comissão e de confiança na Prefeitura. Os vereadores estão analisando propostas nesse sentido já aprovadas em São Carlos e Sorocaba (leia mais sobre os projetos nesta página).
Aluísio Braz, Boi (PMDB), presidente da Câmara, ainda deve agendar reunião com os demais colegas de Mesa Diretora para detalhar a proposta e colher opiniões e sugestões dos vereadores Juliana Damus (PP), vice-presidente, e Edio Lopes (PT), primeiro secretário. Luís Cláudio Lapena Barreto, Dr. Lapena (sem partido), segundo secretário da Mesa, já está analisando os projetos de São Carlos e Sorocaba.
Depois de ‘amarrar’ a proposta com os integrantes da Mesa, Boi deverá procurar o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para tratar do assunto. "Ainda não há nada definido, estamos estudando projetos e iniciando as conversas com os outros vereadores da Mesa. Em minha opinião, é uma ideia excelente e que deve ser estudada com carinho", afirma Boi.
"Muitas pessoas, pessoalmente ou pela internet, me questionam sobre o porquê de não termos uma lei semelhante em Araraquara", afirma. Boi ressalta que "quanto mais transparência, mais legitimidade terá a administração; tem que prevalecer aqueles que podem dar bons exemplos para a sociedade".
Boi entende que o ‘ficha limpa’ é uma forma de "começar a mudar a cultura política". De acordo com ele, "ou mudamos ou vai ficar essa situação de sempre, essa mesmice; temos que ter coragem para irmos além e assumir nossas responsabilidades e, assim, mudar essa cultura".
Agora vai
Entusiasta do ‘ficha limpa’, Dr. Lapena já tentou emplacar, sem sucesso, proposta semelhante em 2009. "É uma pena que não tenha prosperado há dois anos e meio, mas agora estou otimista, principalmente, porque foi aprovada uma lei federal e várias cidades estão caminhando no mesmo sentido", declara.
Para Dr. Lapena, "devemos saber quem vai para dentro da Prefeitura atuar em um cargo de confiança; queremos analisar se uma pessoa tem condições de um ocupar público". O vereador destaca que o ‘ficha limpa’ "é uma forma de prevenção e permite maior controle das pessoas indicadas".
Dr. Lapena esclarece que "não queremos atrapalhar ou impedir as nomeações do prefeito, mas, às vezes, os partidos aliados acabam indicando pessoas não qualificadas ou adequadas". Segundo ele, "é preciso transparência, moralização e cuidado com o dinheiro público em todas as esferas".
Edio Lopes e Juliana Damus ainda estão analisando os projetos. Mas, a vereadora antecipa que "a ideia é interessante, vejo com simpatia; em tese, sou a favor por achar importante nos cargos de confiança e em comissão ter pessoas sem problema com a Justiça".
———
Voltar