Cidade ganha nova estrutura para solucionar crimes

04/07/2012 08:56


Foram inauguradas nesta terça-feira, dia 3, as novas instalações do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal de Araraquara, destinado a atender 13 cidades da região, atingindo cerca de 500 mil habitantes. O IC funcionava anteriormente no prédio da Delegacia Seccional, na Rua Padre Duarte, e o IML funcionava no Cemitério dos Britos. Além das novas instalações, no Jardim Morumbi foram implantados também novos equipamentos para a investigação de crimes de todas as espécies.

As instalações receberam a denominação de Núcleo Integrado de Perícias Médico Legais e Instituto de Criminalística de Araraquara. Esta é a 18ª unidade reunindo os dois serviços a ser inaugurada pela Secretaria da Segurança Pública inaugurada no estado de São Paulo, e a proposta é que a proximidade dos aparelhos da Polícia Civil proporcione um salto de qualidade na prestação do serviço. A investigação de crimes que exijam exame de corpo delito, entorpecentes, balística, aplicação de tecnologia eletrônica e necropsias serão feitos em estrutura adequada e ampla, com segurança e precisão na obtenção das provas dos delitos criminais. Há um computador equipado com tecnologia capaz de recuperar dados de HDs, pendrives e memory flash apagados e formatados por diversas vezes.

No local onde funcionava o IML no cemitério dos Britos, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou que construirá um novo velório municipal, alegando que o local atualmente é o que recebe o maior número de sepultamentos na cidade e não conta com local para as pessoas velarem os familiares.

Os vereadores Aluisio Braz, o Boi (PMDB), Elias Chediek (PMDB), Tenente Santana (PSDB), Ronaldo Napeloso (DEM) e Márcia Lia (PT) participaram do evento. Em seu pronunciamento Boi destacou a melhor condição de trabalho para os funcionários do local. “Não é possível admitir que o serviço prestado seja oscilante pela falta de estrutura adequada para os serviços. Não falo só de um prédio. Vou mais além e falo também do equipamento técnico e do próprio número de servidores destinados ao serviço. Foi preciso coragem para se chegar a este resultado. Coragem para substituir a construtora que ao longo da obra apresentou diversos problemas, e coragem para discutir com a população e esclarecer a inicial incompreensão e desconhecimento do que de fato ocorrei neste lugar”, disse Boi.

Foram investidos R$ 1.461.807,00, recursos do governo do Estado. A Prefeitura de Araraquara foi a responsável pela execução da obra. Estiveram presentes o deputado estadual Roberto Massafera, o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Dr. Celso Periolli; Carlos Alberto Stracine, representando o governador Geraldo Alckmin, além de diretores do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, delegados e peritos de diversas cidades do interior, e funcionários da Polícia Civil de Araraquara

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.