Cidade ganha Centro de Convenção ‘Dr. Nelson Barbieri’
08/11/2011 12:15
Acompanhado por diversas autoridades políticas, empresariais e da população, e também por seus familiares, o prefeito Marcelo Barbieri inaugurou, na noite do sábado (5), o Centro Internacional de Convenção de Araraquara ‘Dr. Nelson Barbieri’, localizado ao lado do CEAR.
A solenidade, precedida pela inauguração da Rua Ivo Magnani, que dá acesso ao próprio Centro de Convenção, culminou com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo para uma platéia superior a mil pessoas.
O prefeito Marcelo ressaltou que o Centro Internacional de Convenção será de “fundamental importância” para o desenvolvimento de Araraquara. “Trata-se de um dos maiores espaços físicos do Interior do Estado, que possibilitará a fomentação do turismo de negócios, pela capacidade de sediar grandes eventos empresariais e também artísticos”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, a criação deste espaço coloca a cidade em destaque no Estado de São Paulo e no Brasil. O local possui 5 mil metros quadrados, com auditório de 1.033 lugares, todo climatizado, com acessibilidade no palco e na platéia, além de uma sala de 322 lugares, que pode ser dividida em três espaços menores.
Dimensões
O Centro Internacional também possui amplo salão multiuso, com mais de 650 metros quadrados de área útil, além de sanitários, camarins, área de apoio, sala de imprensa, cozinha, área administrativa, estacionamento e projeto paisagístico na parte externa.
Marcelo destacou outras lideranças políticas e empresariais de Araraquara, “cujos trabalhos permitiram o crescimento econômico e social do município e sua liderança regional”.
O prefeito enalteceu a capacidade profissional do engenheiro e arquiteto Nelson Barbieri, que empresta o nome ao Centro com aprovação da Câmara Municipal por indicação do ex-presidente, vereador Ronaldo Napeloso.
“Foi um grande incentivador do trabalho e do desenvolvimento da cidade e deixou como grande lição o lema de que sempre é preciso acreditar nas pessoas e fazer algo por Araraquara”, realçou Marcelo, ao falar da importância histórica de seu pai.
Unidade
Também os deputados estaduais Roberto Massafera e Edinho Silva, o deputado federal Dimas Ramalho e o presidente da Câmara Municipal Aluizio Brás (Boi) ressaltam a importância do Centro Internacional para a cidade.
“Esta obra nos dá orgulho de ser araraquarense”, afirmou Boi, que destacou o desenvolvimento do município e a série de realizações do governo do prefeito Marcelo, desde o início de sua gestão, em janeiro de 2009.
Edinho elogiou o prefeito Marcelo pela construção do Centro e ressaltou a importância do arquiteto Nelson Barbieri para o desenvolvimento de Araraquara.
Para Massafera, a união política da cidade e as ações passadas e presentes de suas lideranças propiciam o constante avanço do município. O deputado também enalteceu as obras arquitetadas por Nelson Barbieri como grandes símbolos deste desenvolvimento.
Segundo Dimas Ramalho, o 5 de novembro ficará marcado como um dia de celebração a muitas pessoas que transformaram Araraquara nas últimas décadas. “Este Centro de Convenção será uma referencia para a região graças à unidade política que faz a diferença”, resumiu.
A presidente da Morada do Sol, Turismo e Eventos S/A - empresa de economia mista, de controle acionário da Prefeitura, que administrará o espaço -, Eneida Miranda de Toledo, também destacou a importância da obra para a cidade.
Emocionada, a viúva do homenageado, Maria Ruth Fortes Barbieri, lembrou que as ações do engenheiro e arquiteto Nelson Barbieri são o resultado de “muita luta e amor às causas de Araraquara, incluindo as artes”.
Expansão
Projetado pelo arquiteto Sérgio Coelho, o Centro de Convenção teve investimento de cerca de R$ 6 milhões, entre obras, equipamentos, mobiliário e acesso viário. Os recursos são da Prefeitura e da contrapartida entre a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e a Morada do Sol Turismo e Eventos.
O homenageado Nelson Barbieri executou mais de mil obras em Araraquara e região, com destaque para o prédio principal da Santa Casa, o anexo da Gota de Leite e o Hospital São Paulo, as empresas Nigro e Suconasa (hoje Cutrale) e a construção dos cines Capri e Veneza. Falecido em 1984, foi um dos primeiros arquitetos de Araraquara e, em muitas vezes, nem cobrava pelos projetos executados.
Além de todo o secretariado municipal, de outros representantes do governo e da maioria dos vereadores, também estiveram presentes na solenidade diversas lideranças políticas regionais, da Uniara, Unesp, Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara), e a viúva do ex-governador do Estado Orestes Quércia, Alaíde Quércia.
Após a inauguração, o público pôde apreciar a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, que, sob a regência do maestro Fábio Prado, interpretou diversas peças de Música Popular Brasileira e de músicas internacionais, no auditório, totalmente lotado, do Centro Internacional de Convenção.
Prefeito Marcelo entrega obras da Rua Ivo Magnani
Via Ivo Magnani
Momentos antes da cerimônia que envolveu o Centro, o prefeito Marcelo Barbieri inaugurou a via de acesso denominado Ivo Antônio Magnani, que homenageia outro grande empresário de Araraquara, um dos fundadores do Clube Náutico, falecido este ano.
Na presença de familiares do homenageado, e de diversas lideranças políticas e empresariais, Marcelo enalteceu as qualidades de Ivo Maganani, como “líder do empreendedorismo e de diversas ações sociais que também permitiram o desenvolvimento da cidade”.
Com pista dupla e canteiro central, a nova avenida irá atingir, em breve, a Rua José Parisi, visando facilitar o acesso ao próprio Centro de Convenção e a outras regiões da cidade.
Fonte: Prefeitura de Araraquara
———
Voltar