Caçambas irregulares colocam população em risco na cidade

11/05/2010 12:17

 

A existência de grande número de empresas que trabalham de forma irregular na locação de caçambas pela cidade é um dos principais desafios enfrentados pela população nos tempos atuais. A constatação é do vereador Aluisio Braz, o ‘Boi’ (PMDB), que realizou detalhada pesquisa sobre o assunto no município.
“Estou, sinceramente, estarrecido com a realidade que encontrei por aí. O ramo de caçambas está completamente desgovernado em Araraquara, já que é muito grande o número de empresas irregulares atuando no mercado”, afirmou o vereador. Que, dentre outros problemas, citou o fato de que nenhuma delas obedece às regras que regem o setor – as caçambas podem ficar no máximo cinco dias nas ruas.
“As empresas irregulares não seguem as normas do município e deixam as caçambas nas ruas por 15, 20 e até 30 dias, o que acirra a competição no mercado e obriga os empresários que estão regularizados a também deixarem as suas além do prazo permitido”, disse. Chamando a atenção para os perigos que o fato representa para os veículos que passam pelo local, assim como para os moradores do entorno, que também não estariam colaborando para amenizar a situação.
“Com as caçambas ficando tanto tempo nas ruas os problemas e os perigos são imensos. Isso, porque os moradores do entorno acabam jogando lixo nelas, e muitas vezes esse lixo é orgânico, o que favorece a proliferação de baratas, ratos e outros animais peçonhentos, que causam doenças e inúmeros inconvenientes a eles próprios”, explicou.
Já o outro problema citado pelo parlamentar também é bastante grave, visto que pode causar, até mesmo, acidentes fatais. “Andei por toda a cidade e pude verificar que a maioria das caçambas existentes por aí não estão com faixas refletivas - o que é obrigatório por lei -, com o agravante de que a pintura delas também não é refletiva”, afirmou. Chamando a atenção para a gravidade da situação.
“Sem a pintura refletiva, as caçambas representam um convite para a ocorrência de acidente fatal, especialmente no horário noturno, quando motoristas e motociclistas podem se deparar com elas de repente e não ter tempo de desviar. Do jeito que estão as caçambas de Araraquara são depósitos de lixo mal sinalizados que viraram uma ameaça para pedestres e motoristas”, alertou o vereador. Lembrando que o problema já causou óbitos pelo Brasil afora e não deve ser ignorado em Araraquara.
De acordo com o vereador, apesar de o assunto ser bastante grave, ele pode ser resolvido com medidas bastante simples.
“Estou propondo um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de se pintar as caçambas com tinta refletiva, assim como de uma faixa onde conste o telefone de um disk denúncia. Dessa forma a própria população, ao notar que a peça está há muito tempo colocada no mesmo local, poderá comunicar as autoridades, o que facilitará a fiscalização e a conseqüente autuação daqueles empresários que não cumprem sua parte ou atuam de maneira irregular”, concluiu.

Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.