Câmara homenageia Padre Luiz com cidadania araraquarense

19/03/2012 13:51

O Pároco responsável pela Paróquia de São José, Padre Luiz Antenor Rosa Botelho, é o mais novo cidadão araraquarense. O título foi nesta quinta-feira, dia 8, em Sessão Solene da Câmara Municipal realizada no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. A homenagem é resultado de indicação do vereador Tenente Santana (PSDB).

O agora araraquarense Luiz Antenor Rosa Botelho nasceu na cidade de Matão em 2 de julho de 1973, filho de Aparecido e Lourdes, tem quatro irmãos. Entrou para o seminário em 1997; foi ordenado Diácono em 2004, exercendo seu diaconato na cidade Brotas; foi ordenado Padre em 2005. Exerceu a função de Padre nas cidades de Rincão e Itirapina, em 2005; de setembro do mesmo ano até 2009, na cidade de Santa Lúcia; e a partir passou a conduzir a Paróquia de São José, em Araraquara. Estuda Direito Canônico na Faculdade “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, agregado ao Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Tenente Santana foi o primeiro a discursar no evento, quando contou sua motivação em homenagear Padre Luiz, descrevendo a empatia e a liderança com que lida com as comunidades que conduz como Pároco. “Ao perceber o carinho que as pessoas dedicam ao Padre Luiz, e a forma como ele retribui com amparo espiritual e amizade, percebi uma relação de muito carinho e simpatia. O reconhecimento da Câmara Municipal é primeiramente uma homenagem que a sociedade, que o povo de Araraquara, especialmente da Paróquia de São José prestam a uma pessoa muito querido em seu meio. É uma relação de um carinho muito especial”, afirmou.

Padre Caetano Rizzi, Mestre e Doutor em Direito Canônico, Pároco da paróquia Cristo Crucificado da cidade de Santos, também esteve no evento, e trouxe do prefeito de Santos, uma homenagem, que foi entregue ao Padre Luiz e ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). “Esta homenagem da cidade é entregue a chefes de estado, reis, presidentes da república e personalidades. Reconhecemos no Padre Luiz a liderança e a disposição para o trabalho religioso. A Câmara Municipal faz justiça ao fazer esta homenagem. A trajetória do Padre Luis justifica o carinho e o respeito que todos têm por ele”, disse, entregando na sequência uma réplica em miniatura de um Bonde, que hoje faz linha turística na cidade, e que se tornou símbolo da cidade de Santos.

A vereadora Juliana Damus (PP), vice-presidente da Câmara, presidiu a Sessão Solene, e falou do compromisso que o homenageado tem com as comodidades de São José, São Pedro e Santa Luzia, Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu, no assentamento Bela Vista do Chibarro. “A justiça de reconhecê-lo como irmão de nossa terra é uma forma de abraçar aquele que aqui aportou, que trabalha espiritualmente por nós, sem pedir nada em troca. Obrigado por disseminar os bons frutos de suas ações”, disse.

Em sua fala o prefeito Marcelo Barbieri comentou que alguns serviços que a Prefeitura presta nos bairros onde há influência na Paróquia conduzida pelo Padre Luiz passarão por transformações, como creches e postos de saúde, que receberão melhorias com a chegada do Programa Saúde da Família e a ampliação da creche na região do Melhado. Falou também do merecimento da homenagem. “A dedicação ao estudo e a vontade em se preparar para o trabalho muito me chamaram a atenção, afinal de contas o Padre Luiz participa de um estudo de alta complexidade que exige muita dedicação, além do seu trabalho na Paróquia. E tê-lo como cidadão araraquarense engrandece a nossa cidade”, disse Barbieri.

Após a entrega do título, foi a vez do mais novo araraquarense, Padre Luiz, emocionar as pessoas ao fazer uso da palavra. “Eu, pessoa de origem simples, cheguei a passar fome e mendigar nas ruas de Matão. Pecador, mas renovado, em formação permanente na escola de Jesus. Essa homenagem em primeiro lugar é para o Senhor que sirvo, através da igreja”.

Os vereadores Elias Chediek (PMDB) e Edio Lopes (PT) também estiveram presentes. Edio fez a leitura do Decreto Legislativo que concedeu o título, e agradeceu o empenho do homenageado, que também atua como coordenador espiritual do Movimento Maranata de Araraquara, do qual faz parte.

 

 

 
Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.