Boi trabalha para manter atletas de nível na cidade

19/01/2009 12:36

 

 Novo diretor de Patrimônio da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport), o vereador Aloísio Braz (Boi-PMDB), está promovendo um grande levantamento em todos os setores que abrangem o esporte amador da cidade. A intenção do parlamentar é identificar os principais problemas enfrentados pelos atletas em suas modalidades, bem como tomar conhecimento do grau das carências que atingem a atual estrutura existente no município.

“Não se trata de procurar defeitos, mas de identificar o que pode ser melhorado e o que deve ser modificado. O esporte é uma alternativa fundamental para a criação de novos cidadãos na sociedade”, explicou. Preocupado em realizar um trabalho abrangente, Boi já interferiu junto à estrutura do futebol feminino de Araraquara, que já foi um dos mais competitivos do País e ainda conta em seus quadros com atletas que disputaram a Olimpíada de Pequim, onde o Brasil voltou com a medalha de prata.

Na última sexta-feira, porém, o vereador esteve reunido com o atleta portador de deficiência, Jucelino Rodrigues da Silva, medalhista em várias modalidades da natação, apurando a realidade vivida pelos representantes de Araraquara da equipe Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD). E a situação, de acordo com o declarado pelo competidor, não é das melhores. Silva, aliás, já estava de malas prontas para deixar a cidade e passaria a competir pelo município de Matão.

Caso a situação se confirmasse, seria uma grande perda, porque em novembro do ano passado a equipe de natação de Araraquara – de atletas portadores de deficiência - mais uma vez brilhou nos Jogos Abertos do Interior. No total, foram 14 medalhas nas provas disputadas durante a competição, todas conquistadas nas piscinas de Piracicaba: três de ouro, cinco de prata e mais seis de bronze. Dessas, os destaques ficaram por conta dos nadadores, Alex Palhares Viana, que conquistou duas medalhas de ouro (nos 50 costas e 50 livre) e uma de prata (100 livre) e Jucelino Rodrigues da Silva também ficou com o ouro (100 livre), além do bronze (50 peito).

Falta de atenção

Durante a conversa com Silva, ‘Boi’ ouviu, entre outros pontos, que a cidade chegou a trazer um atleta paraolímpico de Santos, dispendendo valores que poderiam ter sido investidos na formação de atletas locais. O nadador afirmou também que os treinamentos da equipe acontecem em um clube da cidade, cujo acesso até as piscinas é bastante complicado, com escadas e obstáculos que impedem o livre trânsito de pessoas com deficiência de locomoção.

“Tenho um companheiro de piscinas que se locomove com cadeira de rodas, como ele pode descer uma escada?”, perguntou. Silva disse também que a equipe já enfrentou diversas dificuldades durante competições, mesmo aquelas disputadas fora de Araraquara. “Certa vez, nos levaram para uma local onde a equipe dormiria durante o torneio. O problema é que as salas que serviriam de alojamento ficavam na parte superior do prédio, e o elevador era trancado. Mas, ninguém se apresentou para buscar as chaves e ficamos ali, dormindo no chão, no saguão do edifício”, explicou.

Silva também se queixou do fato e ter sido informado dias atrás de que a equipe não receberia treinamento nessa época do ano. “Somos atletas. Competimos porque gostamos e é uma opção de vida para nós, não ganhamos a vida com as competições. Representar a cidade é uma honra, mas precisamos de treinamento. Se não recebermos atenção, não adianta insistir”, disse. Foi nesse momento de incertezas que a cidade de Matão procurou Silva, e ofereceu melhores condições de o atleta continuar competindo. “Nunca pensei em deixar Araraquara”, confessou o nadador.

Diante dos fatos, ‘Boi’ afirmou que vai costurar a criação de uma estrutura que não permita o êxodo de atletas locais para outros municípios. “O prefeito Marcelo nos orientou a criar todas as condições para fortalecer o esporte amador de Araraquara, que será uma política social das mais importantes de sua administração. E, os atletas da equipe PPD receberão atenção especial, porque o esporte é muito importante para a integração de todos na sociedade”, ressaltou. Logo depois do encontro, o vereador iniciou tratativas com o governo visando implantar melhorias no setor. Silva, por sua vez, decidiu que a preferência total é de Araraquara, e que não deixará de competir pela cidade. “Só saio daqui se não tiver condições de competir em bom nível”, concluiu.
 
Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.