Boi articula implantação de novos Terminais de Integração na cidade

02/07/2009 12:03

 

O vereador Aluisio Braz (Boi/ PMDB) se reuniu na quarta-feira, 01, com a equipe de trafego e planejamento da CTA – Companhia Troleibus Araraquara, no intuito de avaliar proposta de implantação de terminal aberto de integração no Jardim Santa Clara.

Objetiva o vereador facilitar o acesso dos usuários dos coletivos aos bairros da região. “Atualmente os moradores do Parque São Paulo, precisam ir até o centro, fazer a integração para ir ao Jardim América, ou vice versa, uma verdadeira maratona, o cidadão precisa dar volta na cidade para chegar ao destino desejado”.

Interligação é a proposta do vereador, pois com a implantação do terminal, ônibus que circulam pelos bairros de uma região, deverão iniciar e terminar suas viagens no mesmo local, proporcionando mais agilidade, mobilidade e eficácia no transporte.

O atendimento inicial deve acontecer com duas linhas, Jardim América e Parque São Paulo, que circularão pelas ruas dos bairros, Altos do Pinheiros, Parque dos Sabiás, Santa Clara, Jardim América, parte do Parque Gramado, Jardim Brasil, Silvania e Vila Xavier.

Os usuários da região poderão realizar a transferência de uma linha para outra, no horário estabelecido de uma hora, sem pagar nova passagem, não sendo mais necessário o deslocamento a pé até os bairros nos arredores.

A idéia irá propiciar que o público consumidor possa auferir das vantagens da área comercial da região, incentivando também o potencial do empresariado, além de facilitar o acesso à utilização do Pronto Socorro Municipal da Vila Xavier, Delegacia do Trabalho, Correios, e outros serviços disponíveis aos moradores.

“Quando uma pessoa do Parque São Paulo tem um mal súbito e precisa ir ao Pronto Socorro utilizando o transporte coletivo, tem que se dirigir ao Terminal Central de Passageiros, passar de um coletivo ao outro para chegar ao local, isso não tem cabimento. O Terminal de Integração proporcionará mais agilidade, evitando assim maior sofrimento em decorrência da dor”, explica o vereador.

Boi também ressalta que o serviço prestado pela Companhia Troleibus deve atender as necessidades da população, e a demanda de crescimento. “O serviço é cobrado, por isso temos que pensar em alternativas que solucionem os problemas que envolvem os coletivos, para levar benefícios aos usuários das linhas, facilitando a vida do contribuinte”, disse.


Nos próximos dias, Boi levará a proposta ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e ao presidente da CTA, Paulinho Rodrigues, para que seja estudada a possibilidade de implantação. “Vou explicar ao Chefe do Executivo a necessidade de levar o terminal ao Jardim Santa Clara, esse pode ser o primeiro de muitos pretendido, nossa intenção é ligar assim toda a cidade”, destacou Boi.

Terminal de Integração

A proposta é criar uma estrutura, com banheiros, catracas, funcionários, através de verbas arrecadadas com patrocinadores e propagandas exibidas em ônibus urbanos da própria CTA.

O vereador explicita que a cidade cresce a cada dia, novos bairros agrupam-se aos antigos inexistindo no momento porem a interligação entre os mesmos. Isso não pode acontecer, entende Boi, pois o transporte coletivo deve também passar por um processo de evolução.

Em tempos idos, entende o vereador, a ligação entre a região central e os bairros da periferia era a tônica da engenharia de transportes, pois tudo acontecia “no centro da cidade”, era ali que se instalavam os supermercados, as grandes magazines, cinemas, bancos, etc.

Hoje os bairros têm vida própria, contam com parque comercial e rede de atendimento básico, estrutura própria, tornaram-se independentes da região central e precisam de atendimento no transporte público a altura. “É inadmissível que o cidadão do Parque São Paulo tenha que apanhar o ônibus dirigir-se ao Terminal Central de Integração e com outro ônibus alcançar a subprefeitura da Vila Xavier, implantada para facilitar o atendimento a comunidade, fica mais fácil ir direto a Prefeitura, que fica próxima ao TCI”, afirmou o vereador Aluisio Braz.
Voltar

Pesquisar no site

rafael© 2009 Todos os direitos reservados.