Baladas Open Bar na marca do pênalti
17/05/2011 09:34Já existe um intenso movimento em curso para botar um fim às chamadas festas Open Bar, onde as bebidas alcoólicas são oferecidas gratuitamente para os jovens. Opine sobre a intenção de conter essas baladas e assista ao vídeo-documentário sobre o tema.
Com a instituição do Gabinete de Gestão comandado pelo prefeito Marcelo Barbieri, medidas consideradas pioneiras serão adotadas em Araraquara para conter a circulação cada vez maior entre os jovens – inclusive menores – das drogas lícitas e ilícitas, principalmente bebidas alcoólicas.
Neste projeto estão envolvidos praticamente todos os segmentos que trabalham com a questão dos menores: Secretaria de Assistência e Promoção Social, Juizado de Menores, Promotoria Pública, Concriar, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e ainda setores especiais ligados às polícias Civil e Militar. O primeiro encontro deverá acontecer na semana que vem, quando serão estabelecidas as medidas que darão início ao combate.
São muitas propostas que estão sendo alinhavadas, todas com a intenção de barrar as facilidades que jovens encontram para acessar as drogas lícitas, como as bebidas alcoólicas e cigarro, assim como as ilícitas, maconha, cocaína e até o crack.
É intenção dos articuladores das ações, evitar o vazamento das medidas práticas, uma vez que o fator surpresa será importante nas primeiras abordagens. O combate não ficará apenas nas campanhas educativas, mas, principalmente, nas operações no campo, in loco. “Chegar junto aos clubes, bares, locais de eventos e usar a força das leis que já existem para evitar o acesso de jovens ao excesso de álcool”, salientou o prefeito Marcelo Barbieri, ao falar do programa que será desenvolvido.
A intenção da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Araraquara é encontrar respaldo na Lei para proibir, dentro do município, baladas Open Bar, ou seja, que vendem o ingresso com a bebida liberada. “É um absurdo, e as autoridades não podem ignorar essa realidade. Hoje, o atrativo não está na banda que anima a festa, mas na quantidade de álcool gratuito disponível ao consumo”, disse Aluízio Braz, presidente da Câmara, que lembrou ainda do período que houve o maior aumento da história mundial no consumo do tabaco. “As indústrias distribuíam, durante as festas, mini-maços de cigarros com a clara intenção de atingir os iniciantes”, concluiu.
A intenção da Câmara - em impor rigor e auxiliar o Gabinete de Gestão criado pelo prefeito Marcelo Barbieri - está alicerçada em um vídeo produzido pela equipe de Assessores de Imprensa do Legislativo, que registra as imagens incontestáveis dos abusos com o consumo de álcool nessas baladas.
Fonte: Sim News
———
Voltar