Araraquara comemora 1º Dia do Gaúcho instituído pela Câmara
23/09/2011 12:46
A Câmara Municipal de Araraquara comemorou no último dia 20 de setembro, o Dia do Gaúcho, através de solenidade realizada no Plenário do Legislativo. O projeto é de autoria do presidente da instituição, vereador Aluisio Braz – Boi (PMDB).
O autor da homenagem abriu os trabalhos explicando o que porque da propositura. “O vereador quando coloca um projeto como este para votação, tem uma responsabilidade muito grande. Há quanto tempo convivemos com a tradição Gaúcha em Araraquara? Em restaurantes e vários segmentos da sociedade, o cidadão gaúcho que veio para a nossa cidade, ajudou a fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor. Pois, se o município cresce e desenvolve, esta tradição também contribui. Sem contar o exemplo de companheirismo, de amizade e de união que esta comunidade passa para nossos cidadãos”, salientou Boi.
Todos os vereadores presentes no evento fizeram questão de ressaltar a importância de homenagear os Gaúchos. “Lembrando os tempos de escola, 20 de setembro de 1835, a Revolução Farroupilha. Os gaúchos agüentaram firme 10 anos de luta, contra altos impostos, falta de recursos, uma série de problemas. É uma alegria muito grande a nossa cidade homenagear essa comunidade. Vocês dão exemplo ao Brasil”, ressaltou o vereador Elias Chediek (PMDB).
O parlamentar Lucas Grecco (PMDB) destacou a tradição dos Gaúchos através das roupas, que muitos deles estavam vestindo na solenidade, e do dinamismo e força de trabalho. “Vocês atendem bem Araraquara e ajudam a nossa cidade se desenvolver”,
O vereador Doutor Lapena (PSDB) lembrou um pouco sobre sua história de vida, e de pessoas, que segundo ele, são exemplo no seu cotidiano. “É muito justa essa homenagem. São pessoas que vieram e conquistaram seus espaços dentro de nossa cidade. Um orgulho para nós araraquarenses”, afirmou.O vereador Édio Lopes disse que o Dia deve ser respeitado pela sua tradição. “Lembrando também a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, o mais interessante é que a história nos diz que não houve vencidos, e sim, um acordo selando a paz. O Boi esta de parabéns pela autoria do projeto”.
Em seguida o parlamentar Fernando Cesar Câmara – Galo (PV) fez questão de registrar a iniciativa do presidente do Legislativo em homenagear os Gaúchos. “Sua postura de trazer a população e a cultura prá dentro da Câmara Municipal é louvável. Sabemos da seriedade deste projeto, que foi aprovado por unanimidade”, garantiu.
“Esta iniciativa foi muito importante para as famílias gaúchas, mas também é importante para lembrar a população de Araraquara sobre a necessidade de valorizar a tradição. É muito nítido o amor que estas pessoas têm pelo seu estado. E que bom que escolheram a nossa cidade para mostrar isso”, disse Paulo Maranata, secretário de Serviços Públicos, vereador licenciado.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), o secretário de Esporte, Jair Martinelli, disse que a data resgata a história de patriotismo deste povo. Logo após, o presidente da Câmara entregou uma placa simbolizando o Dia do Gaúcho ao representante da comunidade Riograndense , Leonildo Francisco Bonasina (o DECA).
“Isso mostra a hospitalidade, e que somos bem vindos nesta cidade. Temos orgulho em prestarmos serviços em Araraquara. Como nossa mãe sempre disse. Deus, família e comunidade. Isso se chama berço. Muito obrigado”, finalizou Deca.
———
Voltar