6º Encontro das Águas no Pinheirinho tem apoio da Câmara Municipal
14/02/2012 09:54
Um domingo diferente na busca por mais harmonia, esperança e qualidade de vida, esses foram os sentimentos de quem prestigiou o 6º encontro das Águas realizado no Parque Ecológico Pinheirinho, realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, e da FECUMSOL, entidade que agrega as religiões de matrizes afrficanas de Araraquara e Região, com apoio da Câmara Municipal, através do vereador presidente, Aluisio Braz – Boi(PMDB).
O Encontro que celebrou Oxum, a Orixá das águas doces, filha de Oxalá e Iemanjá , foi aberto a pessoas de todas as religiões interessadas em prestigiar as atividades e conhecer mais sobre os rituais de oferendas praticados nas religiões de matrizes africanas. As oferendas e rituais começaram às 8 e foram até às 12 horas. O evento terminou com uma grande homenagem de todos os terreiros, a Rainha das Águas Doces.
Para o vereador Boi, o Encontro celebra o direito da expressão religiosa, que segundo ele deve sempre ser respeitado. “Este evento ganha ainda mais valor por ser realizado em um local público e aberto para a população, como o Parque Pinheirinho, que foi todo recuperado pela administração do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). O respeito à cultura, a tradição e a fé do ser humano é essencial para a convivência; e o encontro fortalece essa essência”, afirmou o presidente do Legislativo.
A coordenadora do Centro Afro, Alessandra Laurindo, aproveitou o momento para agradecer a união de forças para a realização do evento e solicitar sugestões para os próximos anos. “ Estamos abertos para ideias novas, queremos melhorar a cada ano, e garantir a uma festa maravilhosa a todos”, salientou.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri, Luis Zacarelli, secretário de Governo, destacou que o encontro religioso, mostra que o governo segue a risca o slogan do mandato. “‘Governo popular de Araraquara, desenvolvimento para todos’, respeitando todas as comunidades, pois acima de qualquer interesse está o interesse público”, garantiu.
O presidente da Fecunsol, José Francisco finalizou o evento, convidando a população a conhecer de perto os trabalhos realizados pela Umbanda e o Candomblé. “ Não é fácil realizar um evento como este, é preciso da união dos frequentadores. Temos que engrandecer nossa tradição e mostrar que o que oferecemos amor”.
Também prestigiaram o evento, a vereadora Márcia Lia (PT), Dr. Zitto, presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, jornalista Kiko Luiz, presidente do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e ao Racismo.
———
Voltar