16º Tanabata Matsuri é sucesso de público
25/07/2011 09:20A 16ª edição da tradicional festa do Tanabata Matsuri foi sucesso absoluto de público, de acordo com os organizadores do evento. A sede da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara ficou lotada na abertura do evento, que aconteceu na noite de sexta-feira (22).
O prefeito Marcelo Barbieri e o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Braz, o Boi, prestigiaram a festa e foram recepcionados pelo presidente da Nipo, Yuri Nakano, pelo vice-presidente, Mauro Shinzato, pelo diretor, Jeferson Yashuda, e pela diretora cultural, Leiko Hanai. Marcelo e Boi parabenizaram os organizadores pela grande festa, saborearam os pratos da culinária japonesa e cumprimentaram os voluntários que trabalham no evento. Cerca de 50 pessoas atuam na cozinha somente na preparação do tradicional yakisoba. Toda a festa conta com cerca de 100 voluntários.
A programação traz ainda apresentações de música, danças e grupos de taikô - grandes tambores japoneses. Os alimentos arrecadados como ingresso para a festa serão doados ao Instituto de Cegos Santa Luzia, Paróquia São Geraldo, Aprendizes do Evangelho e Obra Social Coração Amigo, cujos voluntários trabalharam durante os dois dias de evento, sexta (22) e sábado (23). Parte do valor arrecadado com o estacionamento também irá para as instituições.
Parceria com Prefeitura
A 16ª edição do Tanabata Matsuri foi realizada com o apoio da Prefeitura de Araraquara. Na tarde de sexta-feira, o prefeito Marcelo Barbie- ri e o presidente da Nipo assinaram um termo de parceria para a realização da festa. "Esse apoio da Prefeitura é muito importante e demonstra que o governo se preocupa em valorizar a cultura japonesa, que é muito rica", agradeceu o presidente Yuri.
O diretor da Nipo, Jeferson Yashuda, destacou o apoio do Marcelo à comunidade nipo-brasileira de Araraquara e agradeceu a recepção do prefeito ao cônsul geral do Japão no Brasil, Kasuaki Obe, que esteve na cidade no mês de maio.
O prefeito destacou que o Tanabata Matsuri se tornou tradicional em Araraquara é que essa 16ª edição vem celebrar o anúncio de um grande investimento nipo na cidade. "Araraquara deve receber uma unidade de produção de modernos trens de passageiros em parceria com a Iesa e a Hitachi", afirmou Marcelo. A Hitachi é a maior fábrica de trens de transporte de massa e de monotrilhos em todo o mundo e tem faturamento anual de R$ 200 bilhões.
"Precisamos muito da parceria da comunidade nipo-brasileira de Araraquara para recepcionar essa grande empresa que vai gerar mais empregos e aumentar a arrecadação do município", declarou o prefeito.
Os veículos ferroviários, incluindo monotrilhos, podem servir as regiões metropolitanas de São Paulo, já visando à Copa do Mundo de 2014 no Brasil e às Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro e inserir Araraquara entre as cidades brasileiras que se preparam para os dois eventos.
Tanabata Matsuri
Para o vereador Boi, o Tanabata é um grande momento de celebração da cultura japonesa, tão presente na vida e no desenvolvimento de Araraquara.
A festa é uma comemoração que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano. A lenda que deu origem à comemoração conta uma história de amor entre a princesa Orihime, que morava próximo à Via-Láctea, e um rapaz de nome Kengyu. A paixão fulminante fez com que deixassem de lado suas tarefas e obrigações diárias. Com isso, o pai da princesa os obrigou a morar em lados opostos. Porém, diante da tristeza da filha, ele permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, no encontro das estrelas.
Fonte: Jornal O Imparcial
———
Voltar